quinta-feira, 20 de março de 2014

Aconteceu Comigo # 7 | Uma Resposta Melhor

Hoje quero partilhar contigo uma bênção que obtive recentemente. Na verdade, foi uma resposta a algumas orações.

Há algum tempo que tenho vindo a procurar emprego em Coimbra (e arredores), sem sucesso.

Em meados de Setembro falei com a pessoa que está à frente dos Jovens por Jesus para saber se ainda me podia candidatar para passar um ano como voluntária. Contudo, as vagas já estavam ocupadas. Fui encorajada a desenvolver algo na igreja local e quando me nomearam como oficial de igreja para 2014, aceitei com alegria.

Após o GAM, comecei a orar sobre as três actividades de Verão (Jovens por Jesus, ACNAC de Companheiros e Impacto) a que gostaria de ir mas que, tendo em conta a minha situação profissional atual, não me seria possível ir a menos que algo mudasse.

Comuniquei a Deus a minha preferência quanto ao Verão de 2014 mas disse-lhe que faria o que Ele quisesse.

A resposta chegou na semana passada! 

Na segunda-feira, fui buscar a minha avó para ir comigo até ao rio e, ao passar pela cortada que ia para a rua da minha antiga casa (onde já não moro há 13 anos), sugeri à minha avó que passassemos por lá para ver como estava a vizinhança. 

Na rua estava a senhora que fazia a limpeza da minha casa há mais de 13 anos atrás. Hesitei em sair do carro pois estava calor e o sol fazia do carro uma estufa para a minha avó, mas lá fui. 
Aquela senhora ficou muito feliz em me rever! :) Conversámos um pouco e vim embora. Feliz por a ter visto mas longe de pensar que Deus a poderia usar para responder ás minhas orações.

Na sexta-feira, ela telefona à minha mãe a dizer que a rapariga que dava explicações ao neto dela ia deixar de poder dar e que se tinha lembrado de mim. Disse, ainda, que falaria comigo no domingo para me inteirar da situação.

A minha primeira reacção, quando a minha mãe me contou sobre este telefonema, foi imaginar um rapaz de 14 anos pra cima a precisar de explicações de alguma coisa que eu não me lembraria de como ensinar. 
Orei pelo assunto e entreguei nas mãos de Deus decidida a honrá-Lo no que quer que Ele escolhesse para mim.

Fui contactada no domingo pela mãe do menino e qual não foi o meu espanto, ao saber que ele tem 9 anos, anda no 4º ano e o meu trabalho seria ajudá-lo a fazer os trabalhos de casa às quartas, quintas e sextas-feiras aqui em minha casa. 

Para além disso, o que irei receber paga exactamente as três actividades de Verão!

Senti-me muito feliz e abençoada com esta resposta. Não foi um emprego mas acredito que neste momento, face às "pendências" que ainda tenho a nivel profissional, foi o melhor. Mais do que isso, eu tinha dito a Deus que queria ser usada por ele..que queria ser uma benção para alguém como vos disse no post de ontem.

Senti que Deus mais uma vez respondeu ás minhas orações e fortaleceu a minha confiança de que Ele está a trabalhar naquelas que eu não vejo a resposta. Ele nunca falha e não despreza qualquer detalhe da nossa vida!

Lembrei-me de I João 5:14 e 15 que diz: "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito."

Decidi então colocar este menino nas mãos de Deus e propus-me a lhe falar d'Ele. 

É com grande alegria que vos digo que ontem foi o primeiro dia em que ele esteve cá em casa e que começámos com uma oração!

Tinha vindo de Coimbra a orar e a pensar como é que iria introduzir Deus nos nossos momentos de explicação, uma vez que não queria que ele ou a mãe levassem a mal.

Bem, ele entrou, tirou os livros da mochila, apresentou o que tinha para estudar e eu avancei: "Ainda não me apresentei em condições. Tenho 26 anos, estudei Gestão, sabes o que é?" Como qualquer criança, não sabia..perguntou se era advogada lol, expliquei e continuei: "Eu acredito em Jesus e tu?", ao que me respondeu com um sim. Continuei: "Eu acredito que é ele que nos ajuda e que nos dá inteligencia e capacidades para fazermos tudo o que fazemos, inclusivamente estudar. Eu costumo pedir-lhe sempre ajuda, importaste que eu Lhe peça pra nos ajudar agora a estudar?". Respondeu que não se importava e então eu orei como se orasse com um dos Rebentos da minha igreja. 

Correu muito bem a explicação e não imaginam a alegria que me deixou no coração. Sem dúvida que a minha oração egoista sobre ir a 3 actividades de Verão teve uma repercursão muito maior do que eu alguma vez imaginei! 

Hoje o menino volta cá a casa! :) 

Ora por mim! Quero ser uma bênção para ele e para a família dele!

Esta experiencia foi, sem dúvida, algo que Deus usou para me fazer útil na Sua obra e me animar! A resposta de Deus foi melhor do que a que eu imaginava!

Deus conhece cada coração, Ele sabe pelo que tenho passado e a tristeza que me havia dominado nos últimos 3 ou 4 meses. Mas desde que decidi agir, Ele tem-me abençoado!

Não duvides, Ele fará o mesmo por ti!
 
 
Sê tu uma bênção! 
 
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Aconteceu Comigo # 6 | Reage e Age!

Hoje vou partilhar contigo algo muito pessoal mas que acredito que poderá ajudar alguém.

P'ra começar, isto dava uma série de post's e não um único post, daí ele ser tão longo. Vais perceber porquê! Continua a ler! :)

Desde o inicio de Dezembro que comecei a viver um período conturbado a nível emocional por diversos motivos (não vou dizer quais...contam-se pelos dedos os que os sabem).
Se me conheces pessoalmente, ou se já me viste em algum lado, sou uma rapariga magra. Sempre fui...(em bebé, só engordava o exigido, nem uma grama a mais, nem uma a menos).

O meu metabolismo não me permite engordar. Quando estou "bem" peso 48kg, no máximo. 

Enfim, perdi imenso peso no mês de Dezembro e Janeiro, ao ponto de ter perdido a menstruação durante esses 2 meses. Tanto uma coisa como outra, foram o reflexo do que ia cá dentro, na minha mente e no meu coração.

A meio de Janeiro decidi reagir! Até ali eu tinha tentado ao máximo entender o porquê do que estava a viver, orado, jejuado (não de comida porque já estava num ponto de fraqueza estrema) e chorado (também faz bem...alivia pelo menos).

Então, como eu ia a dizer, em Janeiro Deus impeliu-me a reagir. 
Desde Novembro que eu tinha uma amiga a orar por mim e eu decidi convidá-la a vir orar comigo a minha casa um dia por semana. Tenho de confessar, inicialmente pensei em orar pelos meus problemas. Deus é tão misericordioso e maravilhoso e logo no primeiro dia em que ela veio orar comigo, Ele transformou o sentido dos nossos encontros. Desde esse dia, até hoje, eu preparo estudos bíblicos para ela fazer com o marido pois ele não conhece a Jesus. Oramos pela minha vida, mas acima de tudo, oramos pela dela, pela família dela, pela nossa igreja, etc. Tem sido uma bênção!

Na mesma altura em que comecei a receber semanalmente esta amiga em casa, ao voltar de Coimbra numa quinta-feira, e tendo vindo o caminho todo em oração, decidi parar numa rua onde moram 4 famílias que amo. Um factor em comum a cada uma delas: todas têm um elemento do casal que ainda não se entregou a Jesus. 
Saí do carro apenas pra ir a uma das casas. O que ia lá fazer? Orar!
No entanto decidi entrar noutra primeiro, conversei li um capitulo do livro que tinha acabado de ler "Quando Tudo Falha" (tenho de vos falar desse livro) e orei. 
A caminho da casa que eu queria ir desde o momento em que parei o carro, passei por outra e a dona da casa estava na rua, cumprimentei, entrei, li outro capitulo e orei. Nisto já tinha visitado 2 casas. Bem, finalmente chego à que planeava ir e fiz o mesmo. Como já tinha ido a 3 das 4 famílias, decidi ir também à quarta casa! Não imaginas a alegria com que saí de cada uma das casas e a que sentia ao voltar para minha casa. 
Foi o primeiro dia em que tive apetite para comer!!!!! :)
No sábado seguinte fui visitar um tio que se afastou de Jesus há muitos anos com o mesmo propósito. Quando terminei de orar os meus tios estavam em lágrimas e o meu coração a transbordar de alegria.
Desde então, implementei a visitação na minha semana. 

Visitação não é obrigação do pastor, do ancião ou do diácono. É o dever de cada um que se diz Cristão e que diz amar a Deus.

São vários os textos bíblicos que me animam ao sair de casa para visitar estas famílias ou para receber em casa esta amiga e orar pelo lar dela, dos quais saliento Jó 42:10 que diz: "Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra."

Acima de tudo procuro manter em mente o que Deus disse a Abrão em Génesis 12:1-3 "Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra."
Deus prometeu imensa coisa e pediu apenas uma: "Sê tu uma bênção!" Este tem sido o meu alvo!

Contudo, o peso que eu carregava no meu peito não desapareceu...ficou mais suportável..mas não desapareceu e voltei a ter períodos em que não consegui comer. 
No GAM, foi me apresentado o Exercício Físico Como Acto de Adoração. Nada de novo, na verdade!...mas cujo lembrete veio na hora certa. 

Então, para além da visitação, das atividades que tenho desempenhado para a minha igreja local, da oração e da preparação de estudos bíblicos para aquela amiga, tenho ido caminhar todos os dias até à beira rio. Ali fico só com o ruído da água a cair e dos passarinhos a louvar a Deus. O que faço? Bem, no caminho pra lá, ou vou a cantar, ou vou a orar..ás vezes um misto dos dois. Quando chego canto alguns hinos, oro, estudo a lição da escola sabatina, faço o ano bíblico, leio mais um capitulo de um livro que ando a ler e, por fim, deito-me a olhar pro céu, a respirar o ar puro e a falar com Deus! 

Com isto que te contei, tenho comido e dormido melhor.  Deus colocou um novo sorriso no meu rosto e a minha confiança n'Ele e na sua providência tem aumentado exponencialmente. 
Se estás a passar por algum momento difícil, ora fervorosamente a Deus para que te mostre o que podes fazer para resolver a situação. Ele vai responder!!!! A mim respondeu, porque não iria responder a ti?!

Depois de fazeres o que Deus te mostrar que deves fazer (que te compete a ti, e não a Ele, fazer) pra  resolver essa dita situação que te está a fazer sofrer, entrega TUDO, MAS TUDO MESMO, nas mãos do Omnipotente!
E como me livro da tristeza, do desanimo, da angustia? Faz a tua parte! Pensa nos outros, ora pelos outros e com os outros. Precisas agir!..."Testemunho, Serviço e Ação" é o lema dos Companheiros e Seniores. Coloca-o em prática!
Deus estará contigo e levar-te-á pela mão. 

Lembra-te:
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1
"Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim." Eclesiastes 3:11
 
"Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele." Eclesiastes 3:14
"Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." Salmo 27:14

Mas não esperes sentado! Age! 

"Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra." Jó 42:10
Sê tu uma bênção! 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Dá que pensar # 14 | Misericórdia, Pureza de Coração e Paz

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus." Mateus 5:7-9

"Misericórdia significa não andar à procura de justiça quando ela é merecida. É graça. Pureza de coração não implica perfeição, mas antes confissão honesta e transparente. Uma pessoa pura de coração admite os seus erros, clama pelo dom da graça de Deus e almeja ser como Jesus. E os pacificadores? Os que procuram a paz estão menos interessados em alcançar o que é justo e mais interessados em trabalhar para o bem comum - uma comunidade de graça." Revista Semana de Oração dos Jovens Adventistas, 2014

É difícil não procurar justiça quando ela é merecida e quando somos portadores de informação que poderia alterar uma situação injusta. Mas o real valor da misericórdia reside naqueles que abdicam de fazer essa justiça e confiam na providencia divina. 

Jesus declarou que feliz é aquele que é misericordioso (não busca a justiça com as suas próprias mãos), que tem um coração honesto e transparente e que busca a paz com todos.

Oro para que isso seja uma realidade na tua, e na minha, vida!




terça-feira, 11 de março de 2014

Dá que pensar # 13 | A Verdade Acima de Tudo

"Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade. Provérbios 8:7

A verdade tem um preço. Muitos não estão dispostos a pagar esse preço e optam pelas veredas da mentira, das meias verdades ou como queira chamar-se aquilo que não é cristalino e transparente.
Na maioria das ocasiões, a verdade envolve dor. Talvez esse seja o preço mais alto que ela cobra. Como o ser humano detesta a dor, é lógico que escolhe outro caminho, cujo fim é a morte.

É estranho que a senda da dor conduza à vida. Mas, desde a entrada do pecado, a solução para o problema da morte estava na dor. Um cordeirinho morreu em silêncio no jardim e seu sangue molhou o caminho da história até a cruz do Calvário, onde Jesus, o Cordeiro de Deus, sofreu a dor maior ao entregar Sua vida em favor da raça humana. Foi essa dor que nos livrou da morte. Por que será que os homens, querendo fugir da dor que a verdade envolve, caem na mentira que é caminho de morte?

Ao longo da minha vida, tenho visto histórias tristes. Vidas destruídas, lares desfeitos, relacionamentos arruinados por falta da verdade. Os argumentos para explicar a mentira são variados: "Não queria que sofresse"; "decidi poupá-lo"; "não tive coragem"; "achei que nunca descobririam".
Salomão foi um homem que, além de ser inspirado por Deus, aprendeu muito com os golpes da vida. Por isso, no verso de hoje, ele fala com convicção: "A minha boca proclamará a verdade." Nenhuma mentira tem justificativa.

A palavra "proclamar", em hebraico, era atribuída aos arautos que anunciavam boas-novas quando o exército retornava da guerra, a despeito do resultado. Boas-novas não são apenas notícias agradáveis. São realidades às vezes dolorosas. Mas só a partir da realidade é que podemos consertar o presente e encarar o futuro.

Que suas palavras sejam sempre de verdade. Não esconda, não minta, não adie. Peça sabedoria a Deus para colocar amor nos seus lábios. Seja misericordioso ao dizer a verdade. Mas não fuja dela por causa da dor que pode provocar. Lembre-se do conselho de Salomão e diga como ele: 'Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade.' " Alejandro Bullón em Janelas para a Vida

Enquanto preparava um estudo para dar a uma amiga com quem tenho o prazer de orar semanalmente, dei de caras com esta meditação. 

No Impacto 2013, ouvi alguém dizer que meias verdades não passam de mentiras. Porque, então, chamar de "meias verdades" a mentiras? Jesus é a Verdade e Satanás o pai da Mentira.
 
Estamos cansados de saber que só existem dois senhores, dois caminhos, luz e trevas...então porque havemos de andar no meio termo? 

Jesus é bem claro: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno." Mateus 5:37
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5:37
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5:37
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5:37
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." Apocalipse 3:15-16

Oro para que tu e eu nos alistemos do lado da Verdade!

Dá que pensar, não dá?