terça-feira, 12 de agosto de 2014

Dá que pensar # 15 | Tens sido tu diferente deste povo?


"Morto Gideão, tornaram a prostituir-se os filhos de Israel após os baalins e puseram Baal-Berite por deus. Os filhos de Israel não se lembraram do SENHOR, seu Deus, que os livrara do poder de todos os seus inimigos ao redor; nem usaram de benevolência com a casa de Jerubaal, a saber, Gideão, segundo todo o bem que ele fizera a Israel." Juízes 8:33-35

Hoje de manhã ao ler alguns capítulos do livro de Juízes, parei um pouco sobre estes três versos. Após a morte de Josué o mesmo tinha acontecido:  

"Serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras feitas pelo SENHOR a Israel. Faleceu Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins. Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira. Porquanto deixaram o SENHOR e serviram a Baal e a Astarote. Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel e os deu na mão dos espoliadores, que os pilharam; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não mais puderam resistir a eles. Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para seu mal, como o SENHOR lhes dissera e jurara; e estavam em grande aperto. Suscitou o SENHOR juízes, que os livraram da mão dos que os pilharam. Contudo, não obedeceram aos seus juízes; antes, se prostituíram após outros deuses e os adoraram. Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência dos mandamentos do SENHOR; e não fizeram como eles. Quando o SENHOR lhes suscitava juízes, o SENHOR era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os apertavam e oprimiam. Sucedia, porém, que, falecendo o juiz, reincidiam e se tornavam piores do que seus pais, seguindo após outros deuses, servindo-os e adorando-os eles; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação dos seus caminhos. Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança que eu ordenara a seus pais e não deu ouvidos à minha voz, também eu não expulsarei mais de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu; para, por elas, pôr Israel à prova, se guardará ou não o caminho do SENHOR, como seus pais o guardaram." Juízes 2:7-22

Dei por mim a pensar que este povo, ricamente abençoado por Deus, nada aprendeu com o passado. Que a sua confiança em Deus era débil e que de um momento para o outro, esqueciam-se do quanto Deus os havia abençoado e do quão gratos deviam ser por isso. 
Mas, desse pensamento saltei para outro: " e tu, Joana? tens sido tu diferente deste povo?" 

Dá que pensar, não dá?



segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Relacionamentos & Afins # 0 | Rendi-me! Vou Escrever Sobre Isto!






Nos últimos meses muitas têm sido as pessoas que recorrem a mim em busca de conselhos relativamente a relacionamentos, sentimentos e afins.

Há dias estive num grupo onde se partilhavam casos de sucesso (pelo menos até ver) e pediram-me que contasse a minha história de sucesso ao qual eu respondi "Não tenho nada para contar". 

Infelizmente (ou felizmente...Deus é que sabe), mesmo alguns me considerando uma 'cota', eu ainda não tenho a tal história de sucesso para contar. Apenas tenho lido bastante sobre o assunto e tenho histórias de fracassos, que me ensinaram grandes lições e que contribuíram para que hoje eu deseje algo completamente diferente e esteja disposta a lutar por isso sob a orientação de Deus.

Este será o primeiro de uma série (infindável) de posts sobre relacionamentos e afins onde partilharei o que tenho aprendido sobre o assunto e o que espero de um relacionamento futuro. 

Como em qualquer outra das rubricas que escrevo, oro para que as minhas partilhas sejam uma bênção para alguém.
  • Se és do tipo que já não suporta ouvir falar neste tema, sabe que continuarei a escrever outras rubricas!
  • Se já és 'pro' neste tema, partilha cenas comigo! 
  • Se tens perguntas a fazer, faz! Não prometo ter a resposta, mas posso ajudar-te a procurá-la e isso enriquecer os dois!
  • Se for uma bênção para ti, partilha com alguém!
Fica atento e não percas, brevemente, o número 1 desta rubrica! 

Ahhhhhhh, aceito sugestões de assuntos! 
(Deixa comentário a baixo ou envia em mensagem privada para a página do blog no Facebook)