segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Relacionamentos & Afins # 1 | Porque me interessa?


Porquê que o tema "Relacionamentos" me interessa 'tanto'?

Há vários motivos para o meu interesse por este assunto. Vou partilhar os principais convosco:

No relato da criação, podemos ler o seguinte:
"Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idónea." Génesis 2:18, ARA

Ellen White, no livro Patriarcas e Profetas, acrescenta: "O homem não foi feito para habitar na solidão; ele deveria ser um ente social. Sem companhia, as belas cenas e deleitosas ocupações do Éden teriam deixado de proporcionar perfeita felicidade. Mesmo a comunhão com os anjos não poderia satisfazer seu desejo de simpatia e companhia. Ninguém havia da mesma natureza para amar e ser amado. O próprio Deus deu a Adão uma companheira. Proveu-lhe uma “adjutora”—ajudadora esta que lhe correspondesse—a qual estava em condições de ser sua companheira, e que poderia ser um com ele, em amor e simpatia."

A mesma autora declara "É da hora de seu enlace matrimonial que muitos homens e mulheres datam seu êxito ou fracasso nesta vida, e suas esperanças de existência futura." (The Review and Herald, 2 de Fevereiro de 1886)

Na verdade, estes são dois dos principais motivos que me levam a valorizar tanto esta temática e acredito que estes chegassem para me provocar interesse. Contudo, partilharei convosco mais um motivo.

Eu provenho de um lar destruído. Como tal, desde criança que o meu maior desejo foi fazer escolhas diferentes das dos meus pais de modo a possuir um lar bem diferente daquele onde nasci. 
Fui crescendo, fazendo as minhas próprias escolhas, e até dada altura ainda que eu desejasse um lar diferente do meu, as minhas escolhas não revelavam qualquer sabedoria/prudência, de forma a tornar esse sonho uma realidade.

No entanto, a dada altura da minha vida tive de tomar uma decisão (provavelmente a decisão mais difícil que tomei até hoje), rever a minha trajectória e o destino para o qual me estava a dirigir a passos largos. A partir daí passei a ler livros cristãos sobre o tema, a ver os programas da TV Novo Tempo (Consultório de Família e Sem Tabus), a conversar com amigos casados e não casados, mas acima de tudo, a pedir a orientação de Deus neste assunto e nesta busca por conhecimento da Sua vontade para os relacionamentos.

Em suma, acredito que as famílias são uma preciosidade aos olhos de Deus, afinal Ele enviou o Seu filho para salvar uma família (a família humana); acredito num "marido para a eternidade" (é um desses que quero para mim); acredito que com a orientação de Deus poderei ajudar a construir um lar diferente daquele em que nasci (fui criada para ser a auxiliadora de alguém [Génesis 2:18]) e que a minha salvação será grandemente afectada pela escolha que eu fizer.

O que está em jogo é muito mais do que viver um momento. São destinos eternos! Por isso, acredito que este também deva ser um tema pelo qual devas ter interesse.

Deixo-te com esta citação que me dá que pensar:

"A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas." Ellen White, A Ciência do Bom Viver

E tu, porque te interessas por este tema?


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Melodias # 15 | He Wants it All

Hoje, ao ler o "Fuga para Deus", foi-me apresentada a vida cristã como "Um Pacote de Escolhas".

Josué apelou ao povo de Israel: "Escolhei, hoje, a quem sirvais." Josué 24:15 Na verdade, a ti e a mim, é apelado a mesma coisa hoje! 

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." Mateus 6:24

Ou seja, ou é tudo, ou é nada!


Estamos nós dispostos a entregar tudo?



He Wants It All

There's a voice that cries out in the silence
Searching for a heart that will love Him
Longing for a child that will give Him their all
Give it all, He wants it all
And there's a God that walks over the earth
He's searching for a heart that is desperate
And longing for a child 
That will give Him their all
Give it all, He wants it all

And He says love me, love me with your whole heart
He wants it all today
Serve me, serve me with your life now
He wants it all today
Bow down, let go of your idols
He wants it all today [x3]
He wants it all

And there's a God that walks over the earth
He's searching for a heart that is desperate
Longing for a child that will give Him their all
Give it all, He wants it all

And he says love me, love me with your whole heart
He wants it all today
Serve me, serve me with your life now
He wants it all today
Bow down, let go of your idols
He wants it all today [x3]
He wants it all

All of you, more of you
He wants it all today, oh oh oh oh
All of you, more of you
He wants it all today, oh oh oh oh 
All of you, more of you
He wants it all today, today, today
He wants it all today [x2]
So give it all

There's a voice that cries out in the silence
Searching for a heart that will love him
Longing for a child that will give him their all
Give it all
He wants it all



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dá que pensar # 17 | Como é que ele sabia?


"Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançámos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses." Daniel 3:24 e 25

"Como sabia o rei pagão a que era semelhante o Filho de Deus? Os cativos hebreus que ocupavam posição de confiança em Babilônia tinham representado a verdade diante dele na vida e no caráter. Quando perguntados pela razão de sua fé, tinham-na dado sem hesitação. Clara e singelamente tinham apresentado os princípios da justiça, ensinando assim aos que lhes estavam ao redor a respeito do Deus a quem adoravam. Eles tinham falado de Cristo, o Redentor vindouro; e na aparência do quarto no meio do fogo, o rei reconheceu o Filho de Deus." Ellen White, Profetas e Reis

Represento eu a Jesus, na vida e no caráter, ao ponto de um 'pagão' O reconhecer em mim? e tu?

Dá que pensar, não dá?
(Lê Daniel 3 e o capitulo 41 de Profetas e Reis)


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dá que pensar # 16 | Será que sei o que Deus quer?


"Todos nós desejamos respostas imediatas e diretas às nossas orações, e somos tentados a ficar desanimados quando a resposta é retardada ou vem por uma maneira que não esperávamos. Mas Deus é demasiado sábio e bom para atender nossas petições sempre justamente ao tempo e pela maneira que desejamos. Ele fará mais e melhor por nós do que realizar sempre os nossos desejos. E como podemos confiar em Sua sabedoria e Seu amor, não devemos pedir que nos conceda a nossa vontade, mas buscar identificar-nos com Seu desígnio, e cumpri-lo. Nossos desejos e interesses devem-se fundir com Sua vontade. Estas experiências que provam a fé são para nosso bem. Por elas se manifesta se nossa fé é verdadeira e sincera, repousando unicamente na Palavra de Deus, ou se depende de circunstâncias, sendo incerta e instável. A fé é revigorada pelo exercício. Devemos permitir que a paciência tenha a sua obra perfeita, lembrando-nos de que há preciosas promessas nas Escrituras para aqueles que esperam no Senhor." 
Ellen White, A Ciência do Bom Viver

Ontem, enquanto fazia a minha meditação pessoal, dei de caras com este texto que me tocou muito (se calhar leste-o hoje de manhã quando o partilhei no facebook).

Alguém me disse que sou uma pessoa segura e que sei claramente o que quero p'ra minha vida e que não tenho dúvidas. Bem...eu sei o que quero p'ra minha vida (isso é verdade), mas como qualquer pobre mortal, tenho as minhas dúvidas. 
Ainda no domingo, na reunião de Desbravadores, foi-me pedido que escrevesse num papel 3 dos meus sonhos/objectivos de vida, por ordem de prioridade. Enquanto muitos se debatiam sobre o que escrever, o meu único problema era arranjar uma caneta. 

É um facto, eu sei o que quero!

...Mas e o que Deus quer? Será que sei o que Deus quer? 
Será que Ele quer o mesmo que eu? Será que a ordem de prioridade que eu estabeleci para os meus 3 sonhos corresponde à ordem de prioridade que Deus lhes confere? De que modo posso servir a Deus com os meus sonhos? São eles altruístas? Devo procurar um trabalho ou dedicar um ano a Deus? Manter-me solteira ou baixar os meus padrões? 

Possivelmente deparas-te com as mesmas interrogações.

Seja o que for com que te depares, é meu desejo que tu e eu possamos "buscar identificar-nos com Seu desígnio, e cumpri-lo" e que os nossos desejos e interesses se fundam com Sua vontade.

"Ele fará mais e melhor por nós do que realizar sempre os nossos desejos."



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Aconteceu Comigo # 8 | “Estou a orar por ti!”

“Estou a orar por ti!”
Oh quão bom é ouvir isto de alguém!
Li recentemente que a maior dádiva que podemos dar a alguém são as nossas orações em favor dessa pessoa.

Ultimamente tenho ouvido isso de algumas pessoas que me são próximas e isso enche-me o coração porque sei que essas pessoas o fazem e não se trata de uma mera frase feita. Mas, ouvir isso de alguém que pouca (ou nenhuma) convivência tem comigo, sentir a sua preocupação e saber que efectivamente o faz, tocou o meu coração de uma forma particular. 

Para que essa pessoa sentisse a necessidade de orar por mim foi preciso que prestasse atenção em mim. Para ela, bastou observar o meu físico e o meu semblante durante alguns momentos para que propusesse no seu coração orar por mim. De facto, quando ela mo anunciou já orava por mim há vários dias e pedia a Deus que criasse o momento oportuno para mo revelar e procurar saber um pouco mais de mim.

Fez-me pensar: “Até que ponto estás tu, Joana, atenta? Observaste alguém que precise das tuas orações? “

Na verdade, eu tenho orado por alguém especial…Tenho orado em silêncio por cada pormenor da vida dessa pessoa…pela sua vida familiar, profissional, espiritual, emocional… Mas e por alguém que mal conheço? Estou eu sensível o suficiente à voz do Espírito Santo que, observando alguém, sinta verdadeiramente no meu coração a urgência de orar por ele (a)?

“Orar com simpatia e conscientemente pela preocupação de outra pessoa, com o desejo caloroso de aliviar essa angústia, continua a ser o padrão da oração intercessora utilizada como uma ação eficaz para fazer discípulos.“ Manual de Estudo da Escola Sabatina, 15 de Janeiro de 2014.

Relembro um dos meus versos preferidos que diz: "Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra." Jó 42:10

Desejo que tu e eu possamos ser mais atentos, intercedendo mais pelos outros do que prontos a apresentar a Deus a nossa lista de pedidos (que queremos ver atendidos na hora) e que só trarão benefício a nós. 

Que Deus me use a mim e a ti para tocar a vida de alguém, é o meu sincero desejo!